quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O conto da formiga.



Quando Matheus nasceu, num lindo dia de 17 de Abril (quase no dia do Índio, hehehe - seria legal, afinal moramos na região Norte do País), começaram as visitas e seus presentinhos. Lá estava eu, recuperando-me da cirurgia, ainda naquela fase de reconhecimento do bebê, na fase de apresentação de ambos, aprendendo a dar o mamar para ele, toda descabelada, ui ui ui...e recebendo as visitas...claro que foram todas bem vindas, amei recebê-las, é um gesto de amor e de carinho quem se dispõe em ir até a maternidade e na sua casa vê você e sua cria recém lançada a ser mundo de meu Deus (mas sei lá, não me sentia apresentável, mas minha cria estava lá toda lindinha com suas bochechas rosadas, não era ele apresentação principal?). Estava tudo bem, Matheus mamava, dormia e chorava. Dormiu a primeira noite inteira (ficaria assim para todo o sempre????Oremos). No segundo dia, minha tia já estava lá logo cedinho para dar o banho nele, ele odiava tomar banho, abalava a estrutura do quarto e logo apos a enfermeira levou ele para ser vacinado. e voltou, tomou outro banho e dormiu. Hummm, uma nova noite de sono?Espero. Mas aí que começou o terror da noite. Matheus só chorava, e mamava, se aquietava, e chorava. E veio esse percurso até a madrugada. E eu e meu marido agoniado, o que diabos estava havendo com ele???
Vencido pelos tímpanos doloridos, foi até o posto de enfermagem. Logo vinha uma comitiva de 3 enfermeiras examinar Matheus. "Pode ser febre, reação da vacina, cólica, mas já com 1 dia de nascido?pode ser fome..." milhões de perguntas invadindo minha cabeça. Uma das enfermeiras tirou logo a roupinha de Matheus, e sabe o que acharam grudado na sua coxinha estilo varetinha de recém nascido: uma formiga!Sim minhas caras e caros, uma formiga estava devorando o meu filho, e fez vários percursos em seu corpinho pequeno e frágil, deixando vários calombinhos avermelhados.
Comecei a insultar toda a sua família no formigueiro e amaldiçoei todas as suas futuras gerações.Foi só a enfermeira retirar de sua perninha, que tremia de tanta dor, que Matheus se aquietou, dei o mamar, e ele dormiu. E eu chorei: mãe desnaturada,pensava eu, como pode eu não pensar em tirar sua roupa?? e minha mente respondia: mãe e pai de primeira viagem, não se esqueça.
E a enfermeira perguntou: recebeu alguma coisa hoje?Doces, flores???E olhei para um rack e tinha perto do bercinho de Matheus e meu coração gelou, lá estava o criadouro da formiga, um vaso com rosas que uma amiga do coração tinha dado.
Meu marido prontamente, acompanhou a enfermeira até o posto e logo depois retornava e pegando o vaso com flores, deu prontamente a enfermeira. O que recebeu de muito bom grado, aquele ninho do mal.
Então fica a dica futuras mamães:

Nunca e em hipótese nenhuma deixem que entre em seu quarto ramalhetes de flores, chocolates, nem um bombom!Que agradeça a quem com tanto amor lhe presenteia, mas é melhor uma pessoa temporariamente triste, do que seu bebe todo mordido por uma maldita formiga. 

Ou então, as receba, mas faça como eu, dê a enfermeira. Há maternidades que nem deixam entrar esse tipo de presente, ou os recebem mas não ficam no quarto da mamãe e bebê.

Hoje sou mãe traumatizada com formiga, foi 1 mês fazendo vistoria em berço, em seu corpo, toda vez que ele ia dormir ou que ele chorava. E ele ficou conhecido lá na maternidade, "O bebê da formiga", quando retornamos mais tarde para a recuperação após uma cirurgia que ele foi submetido (cenas do proximo capítulo). Bebê da formiga? - meu bebê fez historia naquela maternidade.

Keylinha.

Um comentário:

Porque para compreender as mães é preciso ter filhos.