sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Minhas verdades da GRAVIDEZ AO PÓS PARTO




     Bom, para cada uma cada gravidez é diferente, mas tem algumas coisas que são básicas e que ninguém te conta e você só descobre com o tempo e sofrendo, muitas vezes.
       Sendo assim, resolvi facilitar a vida das nossas leitoras amadas e dar umas dicas baseado em tudo que passei na gravidez.
Vamos lá!



  • Compre roupas de grávida, invista pois vale a pena. Digo isso pois eu não comprei, fui tentando levar com as que eu tinha, e quando chegou no sexto mês tive que comprar tudo e só usei dois meses (sim, dois meses, mas isto assunto para um próximo post);
  • Procure uma endócrino e faça dieta durante a gravidez. Eu demorei demais para emagrecer depois.
  • Sim, um dia ou outro vc terá enjoo e normalmente dura da 6a. à 13a. semana. Todos os remédios para enjôo dão muito sono, mas se possível tome e não fique sofrendo com os enjoos. Eu tomei e mesmo assim enjoava, mas em proporções muito menores que antes. Um truquezinho para dar uma aliviada no enjôo é comer uma maçã e comer um pouquinho só, mas de 3 em 3 horas.
  • Vc vai sentir um pouquinho de colica, como se fosse de menstruação mas bem leve... É normal, nao se desespere ta. Mas isso só até 13 semanas.
  • Com 13 semanas vc vai comecar a sentir umas cosquinhas... Já é o nenem se mexendo. E com 18 semanas vc sente bem ele se mexendo, mas os outros só vao ver e sentir com 22 semanas e vao achar q vc ta louca só pq eles nao conseguem rs.
  • Vc tem que fazer duas US importantes. Uma com 12 semanas que é a Translucencia Nucal (para verificar a possível existência de síndromes, como a de Down e ver se está tudo certo como o coração) e segunda, com 22 semanas que é a morfológica, que onde é contado o número de dedos, por exemplo, entre outras coisas mais importantes. Recomendo que nessa com 22 semanas vc faca a 3d junto e grave. Normalmente vc só paga a diferenca de 80 reais em media. 
  • Quando vc for fazer a ultra nao coma nada doce e muito menos tome coca-cola pq senao ele fica muito agitado e o medico nao consegue fazer as medidas. Mas qdo vc for fazer a ultra p ver o sexo (agora com 16 semanas) dai vc come um brigadeiro e toma coca que dai o baby abre as perninhas.... Kkkk.... É verdade!!!
  • Beba muita água e passe muito óleo e muito creme no corpo para evitar estrias. E não precisa se preocupar com óleos e cremes caros ou específicos. Qualquer coisa que mantenha sua pele hidratada está valendo.
  • Tenta caminhar meia hora por dia, eu não fiz isso e passei o ultimo mês completamente na cama travada... Que arrependimento..
  • Há uma lista muito restrita de medicamentos que você tomar na gravidez e seu médico deve passa-la na primeira consulta. Mas tenho um remédio que tomo mundo tem em casa e acha que ele é inofensivo e acabam tomando. É o tal do Ibuprofeno. Este medicamento, especificamente, ocasiona a perda do líquido aminiótico, que pode causar um aborto. NÃO TOME.
  • Vida sexual? A minha acabou com 4 meses de gravidez!!!
  • Se nos teus próximos exames de sangue acusar leucocitose nao se desespere. É normal na gravidez. Nao quer dizer nada e nao altera nada.
  • Com 20 semanas se o GO nao der, peça o exame de diabetes gestacional. Muitos medicos nao dão importância, mas se vc tiver o bebe pode nascer obeso, ou pior, ter uma baixa de glicose muito grande ao nascer e ter uma hipoglicemia. Se vc descobrir no inicio é só tratar q até nascer a DG acaba.
  • Se vc for ler algum livro sobre como cuidar de bebes, leia o Segredo de uma Encantadora de Bebes, (o que a keylinha postou há alguns posts atrás). Foi o único que achei coerente. E, se algum infeliz te der um livro chamado "O que esperar qdo vc esta esperando" jogue no lixo! Parece q vc vai morrer se continuar gravida... Juro... Maior depressão... Nao leia de jeito algum.
  • Entre o terceiro e o sexto mes vc vai ter certeza q pode salvar o mundo. Aproveite essa fase pra comprar e montar td, depois não sobra nada da gente. Nao sei se sou eu q sou fresca mas com sete meses quase morri pra passar as roupinhas do meu filho.
  • Alias, pra lavar as roupinhas eu usei o sabão liquido Ola. Nao precisa usar amaciante.
  • Deixe a tua mala e a do bebe prontas com 7 meses. Lave e passe tudo até os 6 meses. Depois vc não agüenta mais.
  • Deixe o quarto do baby prontinho, tudo na mao e desempacotado... Só eu sei o que foi chegar em casa e tirar tudo de dentro do plástico. Não fique com dó de deixar os protetores laterais no berço ou o carrinho pegando pó.
  • Importante. Se o teu plano de saúde for enfermaria e vc quiser mudar p quarto indovidual vc vai ter que pagar a diferença pro hospital, pro anestesista, pro GO e pro pediatra por dia q vc ficar no hospital. Parece absurdo mas é isso mesmo e não tem jeito nem contestação. Brigamos, batemos pé, fomos atras de quem pudemos e morremos com 4500 reais. Eu tive q fazer isso pq aqui enfermaria não tinha banheiro dentro do quarto.... Um absurdo!!! E não tem como pois não tem um bwc perto p vc ir... Na enfermaria do SUS tem banheiro, no da UNIMED não. Triste.
  • As que desejam PN, assim como eu desejava, que me desculpem, mas... Cesárea pra mim foi a única opção, mas com certeza repetirei por escolha própria. No oitavo dia eu arrumei todos os armários da casa. 
  • Leve camisola na maternidade. Eu levei pijama com calça e e foi muito, mas ruim para ir no banheiro, (doía muito pra abaixar). É melhor que alguém entre e veja sua calcinha se vc estiver na cama (rs).
  • Compre calcinhas bem altas pro pós parto, mas bem confortáveis. Eu comprei umas que já era com cinta junto e quase morri por causa da pressão. Só consegui usar duas semanas depois.
  • A tua ficha só vai cair qdo o baby nascer. Eu só fui me ligar o que tava acontecendo na hora que tava saindo do hospital. Nao tinha derramado uma lagrima durante toda gravidez e nem qdo o baby nasceu. Sai do hospital derramando lagrima quase sem poder respirar, foi qdo caiu a ficha.
  • Sim, mande o marido ler o manual da cadeirinha e já a deixar instalada no carro. Acredite, eles ficam mais atrapalhados que a gente na sáida do hospital.
  • Vc vai precisar de ajuda quando for para casa, mas 2 pessoas no máximo dentro da casa com vcs e mais ninguém e talvez vc tenha que deixar isso muito claro para as pessoas. Nada de ir e fazer a casa de vcs de hotel (acho que isso vale mais para quem mora longe da família, assim como eu). E outra, no máximo 2 semanas pq depois vc vai mesmo é querer ficar sozinha com o maridão e com o baby sem ninguém dar pitaco (pelo menos eu quis rs), pelo menos se for seu primeiro filho. 
  • Até o passarinho da vizinha vai te visitar. Então não conte que o baby nasceu, a não ser pros mais chegados. Sei que com o Facebook fica difícil. Mas olha, receber visita antes da 1ª. Semana é muito, mas muito difícilE o pior, td mundo tira foto com vc e depois vc quase morre quando vê a tua cara marcada nas fotos do Facebook ... kkk
  • E uma coisa que nem a sua amiga mais íntima vai lhe falar...Vc vai ficar muito, mas muito flatulenta, de nao se controlar!!!
E aí meninas, quais são as SUAS verdades sobre a gravidez?
Comentem aí!

5 comentários:

  1. kkkkkkkmorri de rir com o último parágrafo, é verdade! Na gravidez nos tornamos um balão de gás.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk...ameiii...tudo verdade!!!Reforçaria o exercício físico e controlar a boca para evitar a Hipertensão Gestacional!Passei por isso durante a minha gestação...;/

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk, rí muito!!!! Eu tive, Diabete Gestacional, Enjôo até o 9 mês, Hemorróidas, anemia, enxaqueca e tudo mais que você pode imaginar... Detalhe importante, depois do 6 mês você não consegue mais ver seus pés e fica andando parecendo um "pinguim", apelinho que meu marido me colocou... Então, cuide com os tombos, acredite, é mais comum do que imagina, eu caí com 7 meses de bunda no chão. rs Vida de gestante, ai ai...

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!!!!!!!! E a parte das visitas foi a mais me identifiquei!!! na próxima gravidez com certeza serei mais direta neste aspecto...

    ResponderExcluir

Porque para compreender as mães é preciso ter filhos.