domingo, 24 de fevereiro de 2013

Hipertensão na Gestação



Ah,  a minha gestação?Foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, é um momento mágico e eu doooooormi muuuuito!!!E fiz dieta. E exercício físico. Ir ao OB era um momento de tensão, pois ele iria me pesar e verificar minha pressão. Odiava aquela balança, odiava aquele aparelho de pressão, toda vez que ia lá estava com a megera em 130x80 mmHg e lá vinha preocupação do meu OB (que foi um homem, incrível não?Como eles podem se importarem e ser tão atenciosos como uma médica?Pelo menos o meu foi). Eu tinha pressão alta, foi verificada quando eu estava no meu 3 mês de gestação. Como sou profissional da saúde pensei: estou ferrada. E ele disse: estou preocupada com a senhora, sua pressão está alta para uma gestante, perder peso e ir na nutricionista  quero a senhora na dieta! - Irônico não?A pessoa gestante, naquela fase que se pode comer tudo, até porque estou comendo por dois!Tenho minha desculpa para comer, comer, comer e explodir...hahaha...ninguém mandaria fechar a boca por eu está comendo um boi no jantar...- mas tinha que ir para dieta...e lá vou para a Nutricionista, com meu cardápio super light e restrito ao Sal, e de 15 em 15 dias estaria no OB para verificar a pressão, ele enfatizou que não poderia ganhar muito peso. Só o do bebê e anexos. Tudo bem, acho que poderia sobreviver a aquilo...e sobrevivi!
Se vocês não sabem hipertensão gestacional é sério, pode levar a uma quadro chamado pré-eclampsia e depois do nascimento do bebê ou durante este levar a outro quadro chamado eclampsia, onde, minha cara, você pode passar para o outro mundo, e o pior levar seu bebezinho junto.
A pressão arterial da gestante é baixinha, é aceitável quando está 120x80mmHG, mas geralmente é abaixo disso. Quando dava esse valor o meu médico já chiava e passei os ultimos 6 meses de gestação a base de rémedio, dieta e atividade física.
Se você está grávida, e está sentindo fraqueza, coração acelerado, extremidades inchadas e de face, você deve correr para o PS para um exame da sua Pressão Arterial, pois isso é grave. Pode levar a um parto prematuro e você corre risco de morte durante o parto. Poderia também comprar um aparelhinho para verificar a Pressão (aqueles de pulso), é baratinho e em farmácia vende.
Caso você esteja com Hipertensão Gestacional e tiver um médico tão atencioso como o meu, ele será um carrapato em você, ele fazia questão de que eu só engordasse 1 kilo por mês, perguntava se tinha ido ao Nutricionista, verificava minha PA, era todo um ritual. Tinha mês que eu nem engordava! Quando foi no 8 mes fiz uma Ultra-som com Doopler para ver se a circulação do bebê estava ok. Quando está deficitária e mamãe com a pressão alta, uma cesária de emergência é realizada.
O exercício físico mais indicado para gestantes é a Hidroginástica, eu fiz assim que soube do meu probleminha e minha turma era só de gestante (fofo, não?) eramos um grupo de 6 buxudinhas malhadoras e tínhamos um professor muuuito atencioso (homem de novo!), foi uma maravilha!Mas você pode fazer pilates, Fisioterapia Obstrética (na clinica ou piscina), caminhada, enfim...não é porque você está grávida que você vai ficar que nem uma orca encalhada em cima de uma cama só comendo e dormindo né???Gravidez não é doença!!!

Benefícios: tive um parto super tranquilo, bebê e mamãe com saúde, engordei só 6 kilos na gestação toda, saí da maternidade melhor (fisicamente) do que antes da gestação e não inchei nada!

Bem, hoje estou um tanto fofa, cretina ansiedade, imagina eu que sempre tive uma vida ativa, ficar 3 meses confinada na casa, pq seu bebê é pequeno demais para estar nas andanças da vida. Tá, ele já tem 10, mas continuo fofa, mas isso vai ser passado pq quarta começo minha academia :D...vou correr atrás do prejuízo!

Antes tarde do que nunca!!

Bom resto de domingo!

Keylinha.

3 comentários:

  1. Keylinha to contigo e não abro, antes da estética vem a saúde. Tenha mesmo sempre foco e qdo vier o desânimo lembre-se, cada treino q vc faltar é um dia a menos para chegar ao seu objetivo!

    P.S. Vc é linda!

    ResponderExcluir
  2. Sério q vc teve pressão alta? Não sabia. Eu tb tive e fiquei praticamente o último mês de cama por conta disso.
    Adorei o texto

    ResponderExcluir
  3. Tive Deise, desde dos 3 meses, mas por causa da intervenção do médico+medicamento+dieta e atividade física fiquei muito bem até matheus nascer...tinha mês que até perdia pesooo...^^..é um cuidade que vale todas as penas...^^

    ResponderExcluir

Porque para compreender as mães é preciso ter filhos.